Voluntariado e outros meios para poupar dinheiro

5DBDADAE-3643-41E9-AAD4-FD223F835EE3

Foto de um voluntariado que fiz com crianças ❤️

 

Antes de começar a falar do tema que vos quero falar hoje – voluntariado e outros meios que nos ajudam a poupar algum dinheiro em viagem e ainda nos integram na cultura – vou só contar-vos a minha “pequena” aventura!

Há já alguns dias que tenho viajado pelo interior do México, pelas montanhas, canyons, ruínas maias e cascatas.
Tenho visto paisagens de cortar a respiração,daquelas que nem parecem reais que me deixam sensibilizadas e chocadas com a grandeza da natureza… Continuando, saí de Palenque (lugar que recomendo muito) em direção a Tulum, na costa do caribe, numa viagem que era suposto demorar 13 horas. Pois bem o que aconteceu foi que me enganei no autocarro e acabei por acordar na fronteira de Guatemala. Conclusão, tive que chegar até à cidade mais próxima depois da fronteira e comprar um novo bilhete de autocarro para viajar para trás até Tulum (mais 9 horas).
Nem sempre corre tudo bem mas são estas histórias que ficam para contar um dia mais tarde – “Oh Teresa e quando foste parar a Guatemala sem querer ?”

Voltando ao tema de hoje. Voluntariado.
O meu primeiros voluntariado foi numa ilha no norte da Malásia, Langkawi. O meu trabalho era limpar a praia e cuidar do jardim em troca de dormida e pequeno-almoço. Isto permitiu-me ficar numa ilha praticamente deserta sem qualquer custo. Dormia num deck de madeira aberto dos lados com mosquiteiros (ou para os mais românticos rede das princesas) a proteger dos mosquitos, tomava banho debaixo das estrelas e cozinhava com os pés na areia. Das experiências mais bonitas que tive.

Existe um site chamado workway.info onde podem encontrar estes e outros projetos de voluntariado. A inscrição tem um custo anual mas vale muito a pena. Podem escolher o país e a cidade para onde pretendem viajar e aparece-vos todos os voluntariados existentes nessa zona. Normalmente nestes projetos trabalha-se entre 4 a 5 horas por dia durante 5 dias por semana o que faz com sobre muito tempo livre ainda durante o dia e ficamos sempre com 2 dias para conhecer o lugar onde estamos e relaxar.
ANTES de aceitar qualquer voluntariado leiam sempre bem o perfil de cada projeto assim como o feedback deixado por outros voluntários. Assim podem ter a certeza que o projeto vai de encontro ao que procuram.
Para além da Malásia, ajudei também a construir um camping numa das minhas ilhas favoritas da Tailândia, Koh Lipe e ensinei inglês a uma família tailandesa em troca de comida e dormida. Vivi num centro budista no Myanmar onde era voluntária no hospital (foi o projeto de voluntariado que mais me marcou), ensinei inglês numa escola no norte da Tailândia, ajudei num hostel no Sri Lanka, etc, etc. Umas vezes apenas em troca de dormida, outras em troca de comida e dormida. Estes projetos são ótimos também para se conectarem com outros viajantes. Conheci pessoas que levo para sempre no meu coração. ❤️
* Outro meio que vos ajuda a poupar e que já falei aqui são os transportes locais de cada país. Esqueçam as vans e as tours e vão por vossa conta. Usem e abusem dos autocarros e comboios, são a melhor forma de conhecer verdadeiramente um país pois para além de verem paisagens incríveis durante horas e horas de viagem também viajam ao lado de locais. Falem com eles! Vão descobrir pormenores interessantíssimos sobre o país que o turismo de massa por si só não nos mostra.
Eu uso muitas vezes os transportes noturnos, para além de serem mais baratos ainda consigo poupar uma noite num hostel, pois durmo durante a viagem e de manhã chego pronta a conhecer o lugar onde cheguei.
* Existe também um site chamado couchsurfing.com que uso com bastante regularidade nas minhas viagens. Talvez este site não seja para todos e sim para os mais ousados e extrovertidos pois nem todos gostamos de partilhar o nosso espaço com estranhos. Eu, que fico em hostels onde partilho quarto com mais de 10 pessoas, não vejo problema algum. Couchsurfing é uma plataforma onde podem encontrar um sofá ou uma cama em casa de pessoas locais que vivam nos diferentes lugares. Basta colocarem a cidade onde querem ir e aparece-vos uma lista de pessoas que estão dispostas a oferecer uma cama/sofá para dormir. Assim como no workway podem também ver o perfil de cada um, assim como o feedback de outros viajantes. CLARO, que temos que ter os olhos bem abertos pois nem todos estão pelo bem. Principalmente para as meninas, não fiquem em casa de pessoas que não tenham bom feedback e no meu caso também não fico em casa de homens sozinhos mas isso está ao critério de cada um.
* O mais louco dos meios que já usei e que aconselho a todos a experimentarem (sempre com cuidado) é viajar à boleia! É incrível como encontramos pessoas com coração gigante onde menos esperamos. Fiz a Tailândia e Malásia à boleia com a minha melhor amiga e no Myanmar fiz sozinha e foi incrível! No final convidaram-me para comer em casa deles e fizemos uma grande festa onde os sorrisos e as gargalhadas eram o mais importante pois eles não falavam inglês e ainda bem porque eu também não.
Foi nestes e outros casos que eu percebi que a forma de comunicação mais importante é a nossa linguagem corporal, são as nossas expressões, os nossos braços abertos que nos fazem falar e entender os outros tão mais do que qualquer língua no mundo. É o nosso sorriso que nos faz integrar onde quer que estejamos.

Tem ainda sites como wwoof.net onde podem ser voluntários em quintas pelo mundo inteiro, worldpackers.com do mesmo género do workway ou trustedhousesitters.com onde podem tomar conta da casa de pessoas que vão de férias e podem ficar lá a viver. Existem muitos mais deste género, só tem de procurar.
Na verdade está tudo aqui à nossa volta, só temos de estar atentos ❤️

Termino assim este texto esperando ter ajudado. Podem enviar todas as questões que tiverem e eu tento escrever textos que respondam a todos os mitos que se falam por aí sobre viajar.

Beijos e muito amor para todos. Eu vou dar um mergulho.

3 thoughts on “Voluntariado e outros meios para poupar dinheiro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s